quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

POR QUE PRECISAMOS DE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL?

Habacuque 3:2
Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

Um dos motivos pelo qual precisamos de renovação espiritual é para não perdermos a principal marca do cristão que é o amor.

João 13:35
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Mas qual é o significado de amor?

Amor é atitude.

João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

1 João 3:18
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
João 14:21 e 23
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.


João 21:15-17
E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

1 João 4:20
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?


Amor é um ato de decisão da nossa vontade. Por que?

Amar é mandamento
Mateus 22:36-40
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.


Precisamos decidir amar os nossos inimigos para que possamos amá-los.
Matheus 5:44
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Amor é um sentimento independente. Nós não precisamos que a pessoa retribua o nosso amor.
2 Coríntios 12:15
Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.


O que o amor produz?

·         Perdão
2 Coríntios 2:10
E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;
Mateus 5:23-24
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.



·         O amor produz compaixão (se colocar no lugar do outro na hora da dificuldade e da necessidade, é você sentir como se estivesse acontecendo com você)
Matheus 9: 35-36
E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.


·         O amor produz misericórdia (beneficio que se presta a quem não merece, a um necessitado)
Efésios 2:4
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou.
Lamentações 3:22-23
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Matheus 5:7
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

·         O amor produz o bem

Romanos 13:10
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Efésios 6:8
Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
Romanos 12:21
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

  • O amor faz com que sejamos doadores

Doar o melhor
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Doar o que lhe é necessário ou o que lhe faz falta
2 Coríntios 8: 1-3
Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia;
Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.

A igreja da Macedônia deu até o que não podiam, o que ia lhes fazer falta para ajudar os cristãos da Judéia.

·         O amor dá sentido de completude às coisas

Colossenses 3:14
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
1 Coríntios 13:3
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Ø  Precisamos de renovação espiritual para não perdermos o primeiro amor.
O primeiro amor está sustentado em duas coisas: prazer no servir e prioridade no servir.

Apocalipse 2:2-4
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.


A igreja estava fazendo tudo isso, mas tinham perdido o prazer de fazer o que estavam fazendo.
Quantas pessoas não fazem mais a vontade de Deus por prazer,fazem para se exibir, se promover,para ter reconhecimento, ganhar dinheiro, por obrigação e não tem mais prazer em fazer,não fazem mais por amor,  mas que sejamos como Paulo: Que de boa vontade venhamos nos gastar e nos deixar gastar em prol da obra de Deus, em prol daquilo que Deus nos chamou para fazer.
2 Coríntios 12:15
Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.

Mensagem baseada no DVD: RENOVAÇÃO  ESPIRITUAL É FUNDAMENTAL - Pr: Silas Malafaia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário