terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O símbolo exterior nada vale sem a realidade interior.

Romanos 2:25-29
Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.


·         A circuncisão segundo estudos era como um ato de obediência e um lembrete do relacionamento de aliança entre os judeus e Deus, ou seja, significava um sinal de compromisso, de fidelidade a Deus, mas nestes versículos o Senhor estava alertando os judeus que não adiantavam por fora (exteriormente) mostrarem fidelidade, compromisso a Deus se eles não eram verdadeiramente fiéis a Deus, e com isso o Senhor nos ensina que não adianta tentarmos mostrar algo para as pessoas que não somos, o Senhor nos ensina que não quer que vivamos uma vida espiritual de aparência, mas Ele quer que verdadeiramente tenhamos comunhão, intimidade com Ele.
O símbolo exterior nada vale sem a realidade interior.
·         Lembre-se sempre: não é através da nossa roupa, do nosso exterior que chamamos a atenção de Deus, é óbvio que temos que nos vestir descentemente porque o nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19), mas chamamos a atenção de Deus é através de um coração quebrantado e contrito.
Salmos 51:17
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

·         Outro ensinamento interessante que Deus nos ensina através destes versículos, principalmente no versículo 29 é que precisamos buscar em primeiro lugar a aprovação de Deus e não á dos homens.
Que assim como DEUS olhou para Jó e viu um homem íntegro, reto, temente a Deus, que se desviava do mal, que Deus venha olhar para nós e ver homens e mulheres íntegros, retos, tementes a Deus e que se desviem do mal. 
Jó 1:8 
Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? 
Que assim como Deus viu em Davi um homem segundo o Seu coração, que Deus venha olhar para nós e ver homens e mulheres segundo o Seu coração. 
Atos 13:22 
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário