quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aprendendo mais sobre oração através da história de Moisés....


Êxodo 33:7-11
Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la fora do arraial, bem longe do arraial; e chamou-lhe a tenda da revelação. E todo aquele que buscava ao Senhor saía à
 tenda da revelação, que estava fora do arraial.
Quando Moisés saía à tenda, levantava-se todo o povo e ficava em pé cada um à porta da sua tenda, e olhava a Moisés pelas costas, até entrar ele na tenda.
E quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.
Assim via todo o povo à coluna de nuvem que estava à porta da tenda, e todo o povo, levantando-se, adorava, cada um à porta da sua tenda.
E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.



Moisés costumava orar. Oração tem que ser um COSTUME, a oração tem que fazer parte da sua vida, do seu dia a dia. (v 7)
“Comece orando por disciplina até que ela se torne um prazer”

Moisés tinha que armar uma tenda para orar todo dia, ele não pedia para ninguém armar, era ele que tinha que fazer isso.
Oração é um SACRIFÍCIO. Não há como terceirizar a nossa vida de oração, somos nós que temos que construir a nossa tenda (a nossa vida de oração). v 7

Moisés armava a tenda fora do arraial. Temos que SAIR DA ROTINA DIÁRIA para ORAR ao SENHOR, precisamos separar um tempo do nosso dia para ficar a sós com o Senhor. 
(v 7)

Além de Moisés buscar a Deus juntamente com os outros, ele tinha uma vida de oração particular com Deus (v 7). ALÉM DE TERMOS UMA VIDA DE ORAÇÃO E DE BUSCA NA IGREJA, TEMOS QUE TER UMA VIDA DE ORAÇÃO E DE BUSCA PARTICULAR COM DEUS, ou seja, na igreja tem a sobremesa (algo especial), mas o arroz e feijão espiritual se come em casa.

Moisés ia orar e ALGUMAS PESSOAS FICAVAM SÓ OBSERVANDO. 
(v 8)
“Há aqueles que oram e os que assistem os que oram”.

A coluna de nuvem descia a partir do momento que Moisés entrava na tenda (v 9). Deus só chega depois que nós chegamos. Deus não irá se achegar a você, enquanto você não se achegar a Ele, se você não buscar a Deus, não irá encontrá-lo.
Não espere manifestação de Deus, enquanto você não tomar o primeiro passo!


Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Tiago 4:8

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7

Deus falava com Moisés FACE A FACE, como se fala com um AMIGO (v 11). Deus também quer se relacionar conosco desta maneira, não apenas como Seus servos, mas como Seus amigos.

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. 

João 15:15

Moisés só voltava para o arraial (rotina diária), DEPOIS DE ORAR.
(v 11).

"Quem levanta e vai direto para os trabalhos, sem antes adorar é tão louco quanto aquele que vai para a rua sem roupa ou como o soldado que vai para a batalha sem armadura"

Quanto mais atividade você possui, mais você tem que orar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário