quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

É tempo de frutificarmos!

João 15:1-8; 14-20
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.




·         Todo o ramo que está em Jesus e não dá fruto é cortado (v 2)
·         Aquele que dá fruto precisa produzir ainda mais frutos ( v 2)
·         Quanto mais ouvimos a voz de Deus, quanto mais examinamos a Palavra de Deus mais frutos vamos produzir (v 3)
·         Para produzirmos fruto precisamos permanecer em Jesus (v 4)
·         Você quer produzir mais frutos? Permaneça em Jesus e Ele irá permanecer em você e dessa maneira você dará muito fruto. (v 5)
·         Permanecer em Jesus é um ponto importantíssimo para alcançarmos o Reino dos céus (v 6)
Como estou em Jesus e Jesus em mim?
Através do Espírito Santo (Efésios 1:13)

Algumas características importantes para sermos cheios do Espírito Santo:

Andar com o coração retamente diante de Deus, andar retamente diante de Deus. Andar como Jesus andou. Ser imitador de Cristo (1 João 2:6;1 Coríntios 11:1)

Obedecer a Deus. Amar a Deus, estar em todo o tempo atento a voz de Deus e guardar a Sua palavra colocando-a em prática (João 14:23)

·         O versículo 7 nos mostra o segredo para sermos abençoados. O segredo é permanecer em Jesus e as palavras de Jesus em nós, desta maneira tudo que pedirmos ao Pai que estiver no centro da vontade Dele nos será feito.
·         Deus é glorificado quando produzimos muitos frutos desta maneira nos tornamos discípulos do Senhor. (v 8)
·         Versículos 14-15 – A pessoa que é simplesmente servo faz a vontade de Deus por obrigação, mas aquele que é amigo de Deus faz por amor, tem prazer em fazer, serve a Deus com alegria. (Salmos 100:2)
O maior exemplo de amor para com Deus e para com as pessoas foi dado por Jesus (João 3:16;Lucas 22:42)
Outro exemplo de alguém que fazia a vontade de Deus por amor foi Paulo.  Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24
Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. 2 Coríntios 12:15
·         É necessário nos movermos, é necessário atitude da nossa parte e Deus quer que os nossos frutos permaneçam. (v 16)
·         Precisamos mostrar as outras pessoas como é grande o amor de Deus por elas, precisamos exalar o bom cheiro de Cristo. (v 17)
·         Quando pertencemos a Deus, quando fazemos à vontade de Deus as perseguições, as calunias, as fofocas, os levantes, as lutas vêem, mas sabemos que vale a pena passar por tudo isso porque assim como guardaram a palavra de Jesus guardarão as palavras que Deus colocar na nossa boca. (v 18-20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário