quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vencendo o leão, o urso e o gigante.



1 Samuel 17:37
Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo. 

O que significa e exemplifica para nós trazendo para o lado espiritual:

Leão – animal voraz e devorador – Representa as lutas, adversidades que são maiores do que as nossas forças. Os inimigos cruéis, poderosos e violentos que podem nos derrotar.

Urso- Sagaz e ágil. Representa os problemas que nos prendem e não temos como sair. A competitividade da vida. Os duros golpes da vida (traição, injustiça, perdas).

Gigante- Representa aquilo que é maior do que nós, mais poderoso do que nós, os grandes desafios da nossa vida.

Como é que Davi derrotou o leão, o urso e o gigante?
·         
  •    Coragem – domínio do medo, resistência ao medo, mas não ausência do medo. Coragem dá energia para o teu potencial.
  •    Utilizou suas habilidades
  •    Foi estratégico. Qual é a estratégia que você vai usar para derrotar o gigante? Para você ser estratégico você precisa usar inteligência, sabedoria, discernimento, percepção e sensibilidade.



1 Samuel 17:35
Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. 
1 Samuel 17:48
E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

  •     Davi estava preparado para a demanda do momento.
  •     Davi tinha uma visão correta da vida. Você sabe por que o elefante tem medo do leão? É porque quando o leão olha para o elefante vê comida. Quando o elefante olha para o leão diz tô ferrado virei churrasco de carne crua. O leão tem visão correta, o elefante não.  Não supervalorize os teus problemas.



1 Samuel 17:26
Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? 

  • Davi aprendeu a depender de Deus.



Salmos 20:7-8
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. 

Jeremias 9:23-24
Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. 

Conclusão

Porque Deus deixa nós enfrentarmos leões, ursos e gigantes?

  • As experiências advindas de lutas e adversidades é que nos fazem crescer.



Salmos 119:71
Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. 

Romanos 5:3-5
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
 

  •    É Deus nos preparando para enfrentarmos batalhas maiores.
  •    Existe uma lei de proporcionalidade. Quanto maior a luta, quanto maior a adversidade maior será a tua vitória.

5 comentários: