Matheus 14: 22-33
Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.
E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.
Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário.
Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.
E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!
Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.
Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!
E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
Subindo ambos para o barco, cessou o vento.
E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!
Almeida Revista e Atualizada
SUBIU AO MONTE, A FIM DE ORAR SOZINHO.
· Jesus era muito ocupado, Jesus fazia a obra de Deus (a obra do pai), mas Ele mesmo assim, mesmo tendo muitos afazeres não abria mão da comunhão com Deus.
· É ótimo orarmos juntos, é ótimo nos reunirmos para orar ao Senhor juntos, mas que nós não venhamos esquecer da importância de termos o nosso momento de oração sozinhos com Deus.
Mais exemplos de que Jesus tirava tempo para orar sozinho.
De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava. (Marcos 1: 35)
Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava. (Lucas 5: 16)
AÇOITADO PELAS ONDAS; PORQUE O VENTO ERA CONTRÁRIO (V 24).
Nós vimos no inicio do versículo 22 que Jesus ordenou que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante, no entanto, nós vimos também que em determinado momento o vento era contrário para com o barco e conseqüentemente para com os discípulos. Estar na direção de Deus não significa estar livre dos ventos, das tempestades, das lutas, mas que nós venhamos sempre lembrar que Deus não nos deixa em meio à prova, Deus não nos abandona na luta e Deus não dá somente a ordem para nós executarmos Ele vai conosco e nos dá a graça para fazermos aquilo que Ele ordenou.
Lembre-se também que Deus está conosco (com o povo Dele) antes, durante e após a prova. Ele não nos deixa nem nos desampara.
NA QUARTA VIGÍLIA DA NOITE, FOI JESUS TER COM ELES, ANDANDO POR SOBRE O MAR.
· Jesus veio andando por cima do que causava medo aos discípulos. Jesus veio andando em cima do problema. JESUS está acima de todo e qualquer problema.
· Jesus veio por um lugar que ninguém esperava que ele viesse. Às vezes Deus nos dá bênçãos de uma maneira, de um lugar que não imaginávamos. Às vezes as bênçãos vêem por um lugar que não imaginávamos.
MEDO – Quando sentimos medo?
Exemplo: Quando algo foge do nosso controle.
MAS JESUS IMEDIATAMENTE LHES DISSE: TENDE BOM ÂNIMO! SOU EU. NÃO TEMAIS!
· Muitas vezes antes de JESUS acalmar a tempestade do exterior, do físico Ele acalma a tempestade do nosso coração; DEUS vem com o refrigério Dele, com a paz Dele que excede todo o entendimento.
SE ÉS TU SENHOR, MANDA-ME IR TER CONTIGO, POR SOBRE AS ÁGUAS. (V 28)
· É necessário conhecermos ao Senhor, reconhecermos a sua voz e conhecemos ao Senhor através da Sua palavra ( palavra de Deus).
MANDA-ME IR TER CONTIGO POR SOBRE AS ÁGUAS ( V 28b) E ELE DISSE: VEM! E PEDRO, DESCENDO DO BARCO, ANDOU POR SOBRE AS ÁGUAS E FOI TER COM JESUS.
· Além de Jesus andar sobre as águas Ele também nos leva a triunfar sobre o medo, sobre a preocupação, sobre o problema. Ele também nos leva a andar sobre as águas. Ele é poderoso para isso, Ele está acima de tudo e de todos.
REPARANDO, PORÉM, NA FORÇA DO VENTO, TEVE MEDO; E, COMEÇANDO A SUBMERGIR, GRITOU: SALVA-ME, SENHOR. ( V 30)
· Muitas vezes estamos andando por cima das águas, por cima do problema, triunfando sobre o problema e quando sentimos a força do vento contrário, da luta, da prova tiramos, os nossos olhos de Jesus e passamos a olhar para as circunstâncias adversas e quando isso ocorre muitas vezes a dúvida entra no nosso coração e damos lugar ao medo e conseqüentemente por muitas vezes começamos a afundar diante dos problemas mas escute quando Pedro estava afundando, quando ele estava começando a submergir ele clamou ao Senhor, ele pediu socorro ao Senhor e JESUS o socorreu.
Meu querido (a), quem sabe o Senhor esteja esperando apenas o teu pedido de socorro para te socorrer. Clame a Ele, não te detenhas, peça socorro e eu creio que assim como Jesus socorreu Pedro Deus irá te socorrer. Clame a Deus no nome de Jesus Cristo, pois no nome de Jesus há poder.
HOMEM DE POUCA FÉ PORQUE DUVIDASTE? (Matheus 14:31)
Quantas vezes somos homens e mulheres de pouca fé, quantas vezes duvidamos de Deus e da sua palavra quando nos deparamos com as lutas, mas não duvide, peça para Deus multiplicar a tua fé, pois a fé é: a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (Hebreus 11:1)